Em 4 semanas contei no feed do LinkedIn sobre uma pesquisa de como se questionar sobre algumas questões que deve-se fazer para analisar se esta no seu caminho correto, esse é um artigo sobre as Perguntas que nos movem no mundo corporativo

A 10 anos o canal futura lançava uma propaganda sobre “Não são as respostas que movem o mundo, são as perguntas”, ela dizia assim: “Até hoje os cientistas discutem como a vida começou. Até hoje não se tem certeza de onde viemos. Os filósofos ainda querem entender quem somos. E existem umas duzentas teorias para onde vamos. Se a orientação sexual é definida pela genética. Por que você boceja quando alguém boceja. Os biólogos querem entender como os pássaros migram. E os nutricionistas se o ovo faz mal à saúde. Os economistas querem explicar a crise. E os cientistas como o cérebro funciona.”

As perguntas que movem o mundo, são as perguntas que nos deixam inquietos, que não nos convencem com respostas evasivas, perguntas sobre nosso local e método de trabalho, em nossas carreiras, em nossa vida pessoal.

Vou abordar temas de inquietude, na qual podemos simplesmente melhorar nosso momento, indo em busca das respostas para as perguntas certas. Estimular se todas as respostas, já estão bem fomentadas em sua vida, ou se ainda não estão, vá em busca de saber mais.

Semana que vem coloco o primeiro topico da série. “São as perguntas que nos movem no mundo!”

1) Você é feliz com sua carreira?

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Você passa mais da metade do seu tempo acordado trabalhando, do pouco tempo que te sobra é difícil dividi-lo entre o seu: lazer, saúde, bem-estar e quem sabe voluntariado. O que significa o meu trabalho para mim? Nós sempre atribuímos um significado para o que fazemos, se o significado do trabalho for grandioso, você sentirá prazer em realizar sua profissão, caso não encontremos sentido valido, passaremos 1/3 de nossas vidas infelizes e desmotivados.

Veja sua carreira (e aqui não falando do momento do nosso atual emprego), não vamos agora nos questionar sobre empresa, salário, chefes. Aqui são questões sobre o que fazemos na essência do que realizamos: Gosto do que faço? É bom para mim? É bom para o mundo?

Alguns estudos dizem que suas horas dedicadas ao trabalho ajudam a definir quem você é, e afetam sua saúde física e mental. Acredito que isso já faça você pensar: estou fazendo o que gosto? O que é coerente para mim e para minha vida nesse trabalho?

O prof. e filósofo Mario Sergio Cortella defende a ideia de que o “emprego é fonte de renda e o trabalho é fonte de vida”.

Citando Confúcio – filósofo chinês: “Escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida.”

2) Você é feliz no seu emprego?

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Todo lugar tem seus prós e contras e quando pesamos os dois lados precisamos responder a pergunta: você gosta de onde você trabalha? Ou para você o importante é simplesmente ganhar a vida, não importando aonde está?

Se você não está feliz onde está, procure coisas novas para você, se mova, mude, busque sua realização profissional e pessoal, em um ambiente que te faça bem. O trabalho mudou, 40 anos atrás era somente um ganha-pão, hoje temos a noção do tempo que passamos nele e devemos buscar positividade para nossa vida no local que vamos todos os dias.

Da sim para ser feliz no trabalho não importa que cargo você ocupa ou há quanto tempo trabalha, busque isso e responda a você mesmo para saber o quanto cabe se movimentar para frente na empresa atual ou em outro lugar. Estou realizado profissionalmente? (Realizado, não é parado), quais são seus objetivos profissionais? Você recomendaria sua trajetória até aqui? Você concorda com a cultura da empresa que está? Você deve sempre ser inquieto com sua carreira e com sua felicidade, busque mais para você mesmo.

Não deixe que o medo da mudança, faça você desistir de ser feliz.

3) Você é feliz em sua vida pessoal?

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Nossa vida pessoal é composta de tudo que vivemos, falamos aqui de carreira e trabalho que ocupam mais da metade das 24 horas do seu dia. Mas o que mais te deixa feliz?

Você saberia dizer se é feliz? Se faz coisas que gosta? Frequenta lugares que aprecia? Faz atividades extra trabalho que realmente te motivam a algo a mais?

Apesar da sociedade sempre mostrar que o trabalho deve dominar seu dia e vida, existe um mundo fora do escritório, pronto para te fazer feliz. Prática de esportes, atividades sociais, filantrópicas ou qualquer outra coisa que te deixe bem com você mesmo, e te ocupe a mente, para não pensar só no trabalho.

Não esquecendo nunca do tempo para nós mesmos e para nossa amada família, que com problemas ou não, está sempre lá.

Para ser feliz não precisa de muito. Precisa só que você faça coisas por você, e para você. Fazer pelos outros te traz alegria, mas felicidade é quando sentimos nosso coração quente, de ter feito algo que nos inspire a sermos melhor.

Encerro citando “Faça o teu melhor, na condição que você tem, enquanto você não tem condições melhores, para fazer melhor ainda!”, por Mario Sérgio Cortella.

_____________________________________________________________

Texto redigido por mim: Eduardo Silveira
Fontes consultadas: Universidade de Chicago

Imagens: www.umsabadoqualquer.com | https://is.gd/Dra24x | https://is.gd/t3Rjmg | https://is.gd/601SEN