Azul Linhas Aéreas
Em duas passagens pela Azul, de 2008 a 2017 e de 2019 ate o momento, veja tudo que consegui entregar de inovação e tecnologia

Sobre a Azul

A Azul é a companhia aérea que mais cresceu no Brasil desde que iniciamos nossas operações em dezembro de 2008, contando atualmente com a maior malha aérea do país atendendo mais de 100 destinos com 792 decolagens diárias. Além disso, expandimos nossas operações com voos diretos para os Estados Unidos e Portugal, operando com as aeronaves A330 equipadas com o mais tecnológico sistema de entretenimento a bordo, refeições feitas especialmente para as classes Business e Economy. Além disso, mais rotas internacionais são operadas pela Azul: Buenos Aires, Punta Del Este, Montevidéu e Caiena.

As características e diferenciais do serviço e atendimento são resultado do trabalho de um time que pensa o tempo todo em suas necessidades. A começar pelos nossos aviões que operam rotas nacionais: Embraer 195, 190; ATR; Airbus A320, que oferecem mais espaço para as pernas; passa pelo serviço de bordo que inclui doze tipos de snacks dos quais você pode servir-se à vontade; está no entretenimento a bordo com monitores individuais; nas tarifas competitivas; em nossa malha abrangente que inclui cidades do interior; nos voos sem escalas e em um programa de relacionamento inovador: o TudoAzul.

 

Fonte: Linkedin Azul e Site Azul

Projetos que participei

Em Novembro de 2019, fui convidado a voltar para a Azul, agora como CPO (Chief Product Owner), responsável por 10 Squads e POs relacionado as entregas de produtos das áreas de Experiência do Cliente (CX); Call Center; NPS; Programa de excelência (PEX); Estatística e Tarifas Aeroportuárias. O atendimento dessas 6 linhas de negócio, lidero direta e indiretamente um time de 46 pessoas, entre POs e desenvolvimento, atuando da avaliação de viabilidade até a entrega em produção, sempre priorizando a condução do Backlog e a montagem de KPIs

*Principais projetos*

:: Inovação – Criação do fluxo de Chatbot da Azul, no sistema Microsoft Luis;
:: Inovação – Implantação do fluxo de RPA em áreas de atendimento, backoffice e auditoria interna;
:: Estruturação e evolução de sistemas focados ao call center para atendimento ao cliente;
:: Reestruturação e evolução do Portal de Alteração de voo.

*Foco do Trabalho*

:: Auxilio na analise e levantamento de backlog dos projetos e sistemas
:: Participação ativa junto com o Scrum Master, na resolução de impedimentos e cadencia da metodologias ágeis (Scrum) com as áreas de negocio;
:: Contribuição para transformar a cultura organizacional em ágil até então muito baseada nos processos tradicionais de desenvolvimento;
:: Como CPO, reforço a importância cerimonias como: Daily, Review, retro e Planning, assim organizando o dia-a-dia da equipe, com o auxílio de ferramentas como Kanban, no Visual Studio Online;
:: Participações nas reuniões de tomada de decisões tais como: reuniões de Priorização de Projetos, produtos e backlog;
:: Quando necessário a atuação como Scrum Master, facilitando diretamente em conjunto com os Stakeholders internos e externos, implantando os Ritos Grooming, Sprint Retrospective e Sprint Review, destaque para Priorização do Product Backlog coordenando a atuação do Product Owner (PO) e do Tech Lead.

Em Novembro de 2019, fui convidado a voltar para a Azul, agora como Tribe Leader, responsável por 10 Squads relacionado as entregas de produtos das áreas de Experiência do Cliente (CX); Call Center; NPS; Programa de excelência (PEX); Estatística e Tarifas Aeroportuárias. O atendimento dessas 6 linhas de negócio, lidero direta e indiretamente um time técnico de 46 pessoas, da avaliação de viabilidade até a entrega em produção, sempre alinhado com arquitetura e modelagem de sistema e KPIs atualizados

*Principais projetos*

:: Inovação – Criação do fluxo de Chatbot da Azul, no sistema Microsoft Luis;;
:: Inovação – Implantação do fluxo de RPA em áreas de atendimento, backoffice e auditoria interna;
:: Estruturação e evolução de sistemas focados ao call center para atendimento ao cliente;
:: Reestruturação e evolução do Portal de Alteração de voo.

*Foco do Trabalho*

:: Auxilio na analise e levantamento e refinamento de backlog dos projetos e sistemas;
:: Participação ativa junto com o Scrum Master, na resolução de impedimentos e cadencia da metodologias ágeis (Scrum) com as areas internas de tecnologia;
:: Contribuição para transformar a cultura organizacional em ágil até então muito baseada nos processos tradicionais de desenvolvimento;
:: Participações nas reuniões de tomada de decisões tais como: reuniões de Priorização de Projetos, produtos, backlog, evolução da Arquitetura base e ainda definições de formas de desenvolvimento;
:: Quando necessário a atuação como Scrum Master, facilitando diretamente em conjunto com os áreas internas e externas da TI, para não haver impedimento para os Tech Leads antes e durante as sprints.

Em setembro de 2012, iniciava minha trajetória na Azul na área de TI, agora como Analista de projetos sistemas dedicados as agências de viagem (B2B). Onde o foco era responsável por projetos de áreas vitais da Azul, no gerenciamento de projetos de TI, em Mobilidade e Inovação, Alianças, Comercial, Call Center, Revenue Managment. Além de liderar projetos importantes, como a criação da camada de serviço de vendas B2B, sistema de benefício viagens aos aeronautas, aplicativo mobile para multiplataformas, Totem, entre outros.

*Principais projetos*

:: Criação e dos apps nativos (IOS e Android), alem de 2 novas versões de evolução focada em NPS e feedback do cliente.
:: Criação e evolução do Portal de agências com foco direcionado ao corporativo para venda e pôs venda de passagens aéreas. http://agencias.voeazul.com.br
:: Criação de um portal inovador na industria, onde dava liberdade as agencias de viagem a cotarem viagem a Grupos grandes de viagem de forma online.
:: Totem com balança, para checkin, self checkin de despacho de bagagem, antecipação/adiantamento de voo.
:: Construção de portal para beneficio de passagem aos funcionários da Azul.

*Foco do Trabalho*

:: Pioneiro na transformação da cultura organizacional, em migração para a metodologia agil, até então muito baseada nos processos tradicionais de desenvolvimento.
:: Analise e mapeamento de processos e requisitos para criação e modificação de sistemas.
:: Participação ativa no desenvolvimento e implantação de metodologias ágeis (Scrum) na fábrica de software.
:: Como Scrum Master de Processos, implementou cerimonias como: Daily, Review, retro e Planning, assim organizando o dia-a-dia da equipe, com o auxílio de ferramentas como Kanban, Visual Studio Online.

Em setembro de 2017 sai para um novo desafio na ConectCar…

Em 18 de outubro de 2008, iniciava na Azul Linhas Aéreas, Assistente comercial Responsável por testes, divulgação e reports sobre sistemas dedicados as agências de viagem (B2B). Onde o foco era

:: Atuação no Suporte a agências nos módulos de sistemas legados.
:: Gerenciamento de requisitos e de solicitações de mudanças.
:: Analise e Monitoramento de APIs destinadas a agências online
:: Comunicação com as agências de viagem
:: Suporte a executivos externos da companhia
:: Controle de KPIs e Metas