Vamos falar um pouquinho sobre a importância do planejamento de carreira. Esse artigo vem provocar um pouco esse olhar em sua carreira e o que você deseja dela no futuro.

Pensar no futuro é uma cultura que não temos muito forte ainda no Brasil, mas cada vez vemos a mais a importância de se dedicar a isso, para não viver apenas ao sabor das intemperes do tempo. a Frase da capa diz tudo sobre isso. Ou você se planeja, ou vai ter de viver o planejamento de alguém.

1. Crie o futuro para saber o que realmente importa

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Onde quero chegar em cada área da minha vida? Metas e objetivos são o pilar que nos move a ir atras, se você pensa em deixar para la, que meta é bobagem… acredite não é, sem saber o que você quer para a vida, nunca saberá se esta n caminho certo.

Em todas as áreas da sua vida, coloque objetivos, emagrecer, ser promovido, pagar dividas, viagem longa, casa própria, carro novo, ou seja, o que você sonha? Vá em busca, comece de algum lugar, você quer guardar dinheiro, comece com R$ 20,00 reais por Mês, se planeje para ir aumentando esse valor ao poucos para ser R$ 20,00 por dia.

Quando falamos de carreira: temos duas vertentes, a primeira, é como atingir os objetivos do RH e do seu chefe, para poder crescer na empresa em cargo ou salario. Outra maneira é sua carreira para você, Onde você quer chegar em salario, cargo, posição de destaque, de liderança, ser referencia, priorizar seus finais de semana de descanso; afinal, o que você deseja?

tudo tem que começar por isso, depois de criar essa meta, falaremos a seguir de como dar os passos para ela.

2. Tenha um plano de desenvolvimento pessoal e metas parciais

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Plano de desenvolvimento pessoal (PDP) ou conhecido como Plano de desenvolvimento individual (PDI), é o norte para tratar o objetivo da nossa vida. Esse plano serve para nos mostrar o que queremos e como chegar la, e ressalta pequenas entregas no meio do caminho. Ou seja, é um roteiro para voce chegar onde deseja, ou até para se tornar uma pessoa melhor.

Ter um objetivo grande é o que deve nos mover e o ato de definir pequenas metas nos ajuda a dar passos conscientes, ter certeza que estamos evoluindo rumo no nosso objetivo.

2.1. Como fazer um PDP ou PDI?

Normalmente, esses planos estão atrelados a um objetivo específico, é necessário, antes de tudo, diagnosticar o que é preciso ser aperfeiçoado.

Com o objetivo claro de onde quer chegar, primeira coisa a pensar é o que preciso aprimorar para conseguir chegar la, Não foque somente nos pontos fracos a melhorar, fortaleça os pontos fortes mais ainda. Dica: Não foque nas tarefas e sim no que precisa se feito, as tarefas são quando estiver começando a fazer. Ex: “Preciso melhorar meu inglês” e não, “Vou fazer aulas de inglês de segunda e quarta” Objetivos e não tarefas nesse momento.

Não da para resolver tudo em um dia, com os pontos levantados, priorize-os em ordem de execução, para um objetivo maior, vários menores surgirão, anote todos e comece a caminhar.

3. Pense no caminho a trilhar para realizar suas metas

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Agora que você ja penso em seu PDP ou PDI e ja sabe o que tem de realizar, estamos no caminho certo, até porque um objetivo sem um plano, é somente um desejo.

O momento agora sera de simplesmente de começar a agir de forma a encarar os desafios e seguir firme atras dos seus pequenos objetivos que te levarão a uma conquista maior. Difícil imaginar como dividir isso pense assim (Meta 1 – Aprender inglês; Meta 2 – Escolher onde viajar; Meta 3 – Guardar dinheiro; Objetivo final – Intercambio), esse é um exemplo de um objetivo que precisam ter objetivos menores em seu PDP.

Agora detalhe cada etapa e cada tarefa cada meta especificando, quando realizar (tempo) e como realizar; Pense como será quando a meta der certo (pode parecer bobagem, mas é super relevante); e defina em suas metas, como saber se esta no caminho certo, monitore sua evolução.

Assim você cumpre metas menores rumo a um objetivo maior, e pode te certeza não se arrependerá.

4. Foque no que realmente importa e gerencie bem o tempo

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Um dos principais vilões que pode oferecer risco à concretização de suas metas é a falta de tempo!

A gestão do tempo é algo tão simples quanto planejar o que deve ser feito, a definição parece bem simples, porém sua execução pode ser bem mais complexa. Principalmente no trabalho, em que as rotinas são cada vez mais dinâmicas e há cada vez mais demandas para serem entregues. Por isso, quando se diz que certa pessoa faz uma ótima administração do tempo no trabalho, trata-se, na realidade, de alguém que tem foco e sabe estabelecer prioridades, inclusive, prevendo espaços para folga.

Um bom Gerenciamento do Tempo requer uma mudança do foco que se dá tanto para as atividades quanto para os resultados. Muitas pessoas associam o “estar ocupado” com produtividade. Na verdade, estar ocupado não é o mesmo que ser eficaz. Quer um exemplo?

Quantas vezes você passou o dia começando diversas tarefas e não conseguindo concluir nenhuma? Ou, caso tenha concluído alguma, você sabe, no seu íntimo, que poderia ter feito melhor?

Fazer a Gestão do Tempo, portanto, não significa encontrar maneiras de trabalhar mais, mas sim de fazer o uso correto do tempo que se tem. É o que chamamos de fazer mais em um número de horas menor.

Foco, pense a longo prazo em sua vida, para viver o hoje melhor

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Muitas vezes nós confundimos personalidade com hábitos de trabalho. Nós pensamos que alguém é bem sucedido por causa de sua personalidade. Mas é muito mais provável que sejam um reflexo dos hábitos que desenvolveram. Os hábitos que nos movem, fazer varias vezes a mesma coisa, nos deixa melhor, se estivermos dispostos a aprender diariamente, mesmo com o que achamos que dominamos.

O mentor de carreiras, Walter Hailey, em seus treinamentos de ‘Power of Persuasion’ costumava dizer que às vezes é melhor copiar o gênio do que criar a mediocridade. Se há algo que você admira em alguém, procure seguir o seu exemplo.

Independente da sua idade tenha um pensamento a longo prazo; não abra mão de viver o presente, mas dê muuita importância a longo prazo.

Dedique seu tempo à coisas que vão te fazer bem, curta suas amizades, seus amores, sua família, aprenda sobre dinheiro e invista em você sempre, não deixe de viver o presente e sempre tenha a cabeça no futuro.

Periodicamente, demore alguns minutos para avaliar o quanto progrediu e parabenize a si mesmo pelo avanço, mesmo se os resultados forem tímidos. Para metas maiores, recompense a si mesmo, lhe fazendo alguma indulgência e dando-lhe um presente. Por incrível que pareça, isso reforça fortemente a motivação. Estes passos irão ajudá-lo a concretizar o seu sonho. Por isso, habitue-se a cumpri-los.

_____________________________________________________________

Texto redigido por mim: Eduardo Silveira

Imagens: https://is.gd/2axDNQ | https://is.gd/nxylZ1 | https://is.gd/ySN5ab | https://is.gd/GzKC2J